COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL

Diante de tantos assédios e tantas ofertas de negócios, é preciso ter bastante cautela na escolha de uma Empresa de Marketing Multinível, afinal existem aquelas atribuem a si mesmas o título de ‘Empresa de Marketing de Rede‘, mas na verdade são apenas fachadas. Por outro lado, existem, de fato, as que exercem a atividade legítima de Vendas em Multinível.

Apesar de a maioria dos Empreendedores de MMN aderirem a uma Empresa de Network Marketing antes mesmo de fazer essa Análise Crítica, é válido deixar aqui os Requisitos para escolher uma Boa Empresa de Marketing de Relacionamentos, pois muitos pesquisam antes na Internet sobre esse assunto, e posso contribuir em ajudá-los, sendo totalmente imparcial nos Critérios que irei apresentar.

QUESITOS PARA UMA BOA EMPRESA DE MMN

Quero elencar aqui alguns detalhes a serem observados quando você for analisar uma proposta de alguma Empresa de MMN. Vou dividir esses Quesitos em 3 Categorias: Produto, Estrutura e Plano de Bonificação, como segue abaixo:


# O Produto

Uma Boa Empresa de MMN precisa ter um Produto que:

Seja Fácil Comercialização = O giro do produto no Mercado externo à Rede faz com que a Empresa arrecade uma Receita Extra que ajuda na Bonificação dos Empreendedores independente de novas Adesões de Pessoas. E o que faz um Produto ser de Fácil Comercialização não é tão somente o Preço Acessível, mas também as Características e Benefícios que o Produto traz ao Consumidor.

Tenha um Mercado Aquecido = É preciso considerar se já existe um Público Alvo Considerável para esse Produto, pois não adiante o produto ser BBB (Bom, Bonito e Barato) se não há um Mercado Consumidor que agilize seu Giro Externo.

Seja Naturalmente Consumido pela Rede = Uma das vantagens de uma Empresa implantar o MMN como sua Estratégia de Vendas é que ela Fidelizar os Clientes-Parceiros do Negócio. Por isso, o Produto precisa ser Consumido pela Rede de forma Natural, ou seja … as pessoas que participam da Rede precisam daquele tipo de produto constante e periodicamente.


# A Estrutura

Uma Boa Empresa de Marketing de Rede requer uma Estrutura composta de:

Uma Logística de Atenda a Demanda = Claro! Ninguém quer adquirir um Produto que demore mais de 15 dias para chegar. Tudo bem que os Correios influenciam muito no Tempo de Chegada caso for enviado via PAC. Mas, o Cliente e os Recém-Distribuidores precisam perceber a agilidade na parte Essencial da Empresa, que é a Comercialização dos Produtos em Multinível … e o Multinível exige mais ainda da parte Logística da Empresa.

Suporte = Ter uma equipe que dê suporte de TI, comercial e financeiro aos Cliente e aos Associados é de suma importância. E tal atendimento precisa ser ágil, no máximo 48h úteis. É preciso estar ciente que dúvidas acerca do negócio de MMN – detalhes do plano de Bonificação, por exemplo, é preciso consultar sua Linha Ascendente ou Conferências Online da Empresa.


# O Plano de Bonificação

Uma Boa Empresa de Marketing de Relacionamentos possui um Plano de Bonificação:

Que Remunere Bem = E quando eu digo “Remunere Bem” não quero dizer que é a que “Mais Paga”. Considere que uma Empresa que atende os pontos que mencionei acima sobre Produtos e Estrutura, e que esteja de acordo com a legislação fiscal, não pode destinar toda a parte de seu Faturamento para Bonificar a Rede. Uma Boa Empresa tem que arcar com tudo isso, antes mesmo de Bonificar a Rede. Porém, é possível que a Empresa Otimize seu Operacional e Custos para deixar as Bonificações Atrativas ou, no mínimo, equivalente à outras Empresas de MMN que atuam no mesmo Nicho de Mercado.

APRECIE TAMBÉM ➡️  3 Erros Que os Recém-Patrocinados Não Podem Cometer

Que Incentive a Profundidade = Possuir Ganhos relacionados com o Crescimento da Rede em Profundidade faz com que Rede cresça mais motivada. Dessa forma o Upline terá mais preocupação em Patrocinar um recém-Cadastrado, pois sabe que além do retorno financeiro adicional, também terá uma rede mais sólida. Agora, um Plano de Bonificação que supervaloriza os melhores recrutadores tendem a não durar muito, pois os novos recrutados não terão um suporte adequado de seu Upline.

de Fácil Compreensão = Todos os Associados e os que assistem uma Apresentação precisam entender de forma clara a Proposta da Empresa em seu Plano de Bonificação. Por isso, o Plano deve apresentar as informações de forma simples, objetiva e transparente, inclusive com simulações matemáticas e exemplificações.


# Outros Critérios …

Outras questões relevantes podem ser consideradas em segundo plano:

Tempo de Mercado = Leve em consideração o quão madura é uma Empresa, a quanto tempo sobrevive no Mercado. Lembre-se que o MMN de uma Empresa pode ser Recente, embora tenha anos no Mercado, como é o caso da Polishop, por exemplo.

Associação à Entidade Referência = Atualmente, a ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas) é a representante nacional da WFDSA (World Federation of Direct Selling Associations). Essas entidades orientam a prática do MMN no Brasil e no Mundo. A ABEVD tenta relacionar algumas empresas de MMN (38 apenas) que atuam no Mercado Brasileiro, mas nem todas as Empresas de MMN Legítimas estão associadas a ela, pois a mesma cobra uma Mensalidade vinculada ao Faturamento Anual da Empresa que a ela associa, e nem todas se sujeitam a esse requisito obrigatório. E nem todas as empresas associadas a ela tem todas as operações garantidas (me refiro a Hermes, que em 2013 solicitou falência do seu canal de vendas online, o CompraFacil.com por não conseguir dar conta da demanda do e-Commerce).


Proposta de Empresas de MMN? Pare e Pense …

Então, meu amigo, mesmo que você tenha se encantado com alguma proposta de uma Empresa de Marketing Multinível (ou que se intitula ser uma), pare e pense bem. Faça as considerações acima, e só então, tome sua Decisão. E quando Decidir … vai pra cima com tudo!

Ah! E aproveitando a Temática, e caso já não tenha se matriculado … se inscreva nesse MiniCurso Gratuito abaixo … ⤵

(MiniCurso Grátis) O Lado Oculto do MMN

Nos vemos no próxima postagem …

Grande Abraço!

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL
5 (100%) 2 Votos

Um comentário sobre “COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE MARKETING MULTINÍVEL

  1. Marcio Freitas disse:

    Vida de empreendedor não é fácil. É muito mais desafiadora do que a de um empregado pois é somente ele, suas ideias, seu conhecimento e suas decisões! TODOS OS DIAS! Muitas de minhas escolhas me levaram às perdas de dinheiro ou tempo. Escolher uma empresa de MMN é uma tarefa difícil porque, pelo menos até hoje, uma pessoa ingressa numa empresa de MMN por convite. Em tempos de internet farta, ainda sim escolher uma empresa de MMN é muito difícil pois a maior experiência é aquela que você vive e não só pesquisa (meu caso por exemplo). Atualmente tenho descoberto o Marketing Digital para escalar este esforço e assim atingir mais pessoas que buscam empreender de uma maneira inteligente.
    Marcio Freitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *